quinta-feira, 19 de junho de 2014

Háááá ummmmmmmm yogueiro em mim!

E não é que eu gostei (se gostei!) da aula de yoga?

A sessão decorreu, para os lados de Entrecampos, e foi muito interessante. À entrada perguntaram-me se eu tinha alguma limitação nos exercícios - tudo o que seja bochechar não é coisa que aprecie porque me faz lembrar o dentista e também tenho de ter cuidado com as costas, mas fora isso...não há qualquer restrição - e encaminharam-nos para os vestiários. Antes de entrarmos tivemos de tirar os sapatos e lá fomos. Só achei estranho, à entrada, não ter havido uma chamuça, um prato de caril, nada. Ou melhor, existiam umas bolachas à entrada, mas não provei.

Na sala estavam já estendidos alguns tapetes e, quem quisesse, podia ir buscar mais alguns. Para além disso tinha que se ir buscar uma manta e uma almofada. Houve ainda quem perguntasse: "Então e a tenda da Quechua para ficarmos aqui a descansar um bocadinho?!". Mas nada. Só mantas e almofadas. 

A sessão durou 45 minutos. Começámos com alguns exercícios de respiração (sem botija) e relaxamento (houve quem aproveitasse o relaxamento para fazer pedicure). De seguida começámos com as posições do yoga. Teremos feito umas 5 ou 6 mas só me lembro do nome de uma delas: mesa. Todas elas apelam a três coisas: flexibilidade; concentração e controlo do corpo. 

Tenho pouquíssima flexiblidade. Nunca foi o meu forte. Por alguma razão, quando quero alguma coisa em casa que está mais em cima, subo às cadeiras e não me estico. Mas lá tentei fazer os exercícios dentro das minhas limitações, ou seja, não consigo, por exemplo, coçar a orelha com a ponta do pé. Tentei focar-me mais nas outras questões em especial na concentração que não é o meu forte. A professora (será assim o nome?) pedia-nos para nos concentrarmos em partes do nosso corpo.

"Vá, agora concentrem-se na vossa parte interior"
(Será que é para pensar num rim?!)
"Vá, agora concentrem-se na planta do pé..."
(Ainda a pensar no rim...!).

Fizemos várias vezes o Chin Mudra, que é aquele gesto em que as palmas das mãos ficam viradas para cima e o polegar toca no indicador - Ahhhhh uhmmmmmmmm - e houve lugar a vários mantras (música). 

Mais uma experiência. Muito positiva!

Obrigado Ci!:)

P.

5 comentários:

Ci disse...

De nada... a próxima aventura é irmos ao Chapitô treinarmos uns movimentos mais arriscados... para palhaços :)

Namaste

Pedro disse...

Bora lá!:)

P.

Cláudia L. disse...

Olha que com esta é que fiquei KO.

Boa boa... a Ci é a maior!

andreices disse...

Yoga é muito bom. Já há algum tempo que não faço. Desde que me comecei a dedicar à perda de peso e à tonificação que as minhas idas ao ginásio deixaram de incluir o Yoga. Quando acabar as aulas, tenho de voltar. Gosto muito! :) Ah, e flexibilidade também não é de todo o meu forte. ;)

Pedro disse...

Cláudia L.,

Ah pois é!:)

andreices,
Boa! Força nisso.

P.